O ano de 2020 foi um momento decisivo para muitos. Para uma parcela enorme de pessoas foi o fim do mundo, mas para uma parcela considerável de pessoas que até aquele momento a pandemia e sua crise estava levando à beira do abismo o momento foi de virada, retomada de vida ao conhecer o mundo digital de fato, o marketing digital como fonte de renda.
As empresas foram obrigadas a entrar para o mundo digital, achar uma oportunidade e manter suas operações, fazendo o comércio eletrônico global saltar para US $ 26,7 trilhões, de acordo com especialistas em comércio e desenvolvimento da ONU . Por causa desse desenvolvimento, o marketing digital agora é mais essencial para sobreviver em uma indústria competitiva.
À medida que o mundo lentamente recupera seu ímpeto, os profissionais de marketing e publicidade digital devem começar a criar estratégias para as necessidades previstas de uma população de consumidores em evolução. Aqui estão as 10 principais práticas de marketing digital que permanecerão relevantes para o resto de 2021 e 2022.
1. Rastreamento de Cookies de Terceiros

Originalmente programado para terminar no início de 2022, o Google anunciou recentemente que deixaria de oferecer suporte a cookies de terceiros até o final de 2023. Rastrear usuários por meio de cookies é essencial para muitos anunciantes e empresas. Mas as preocupações com a privacidade do usuário são o assunto do dia para os usuários da Internet, e os profissionais de marketing precisam ficar atentos.
Espera-se que o fim dos cookies de terceiros afete todos no mundo da publicidade. A publicidade digital tradicional e as estratégias de monetização se tornarão menos eficazes e podem até mesmo parar de funcionar por completo.
Quando os principais navegadores param de oferecer suporte a cookies, estes são os resultados possíveis:
- Será impossível configurar estratégias como a segmentação por público, enquanto a segmentação por público entre sites se tornará uma coisa do passado.
- Espera-se que os profissionais de marketing aumentem seus esforços na coleta e aproveitamento de dados primários. O Privacy Sandbox ou FLoC (Federated Learning of Cohorts) do Google é uma alternativa útil para obter personalização e segmentação do consumidor sem interferir na privacidade do usuário.
- Dados de parte zero também ganharão força. São dados fornecidos diretamente pelos consumidores a uma marca, coletados de várias maneiras, como pesquisas e gamificação (questionários, enquetes).
- Ferramentas de CRM, pesquisas e ferramentas interativas se tornarão essenciais para o sucesso de marketing, uma vez que os cookies de terceiros não sejam mais suportados.
2. O conteúdo continua a ser a bola da vez

O conteúdo ainda é rei no futuro previsível. Mecanismos de busca como o Google continuarão priorizando conteúdo bem escrito e links úteis ao classificar sites ou fornecer resultados de pesquisa.
Um relatório do Content Marketing Institute afirma que 93% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B mais bem-sucedidos trabalham para organizações extremamente comprometidas com o marketing de conteúdo. Mostra que conteúdo de qualidade ainda é um pilar importante em qualquer estratégia de marketing.
Também podemos esperar o aumento da venda de conteúdo . É criar conteúdo para as necessidades de vendas. Uma equipe de marketing precisa ter uma estratégia de conteúdo clara e alinhá-la com o plano de marketing e a jornada de experiência do cliente. Seja para marketing ou vendas, o conteúdo entregue deve ser relevante, envolvente e benéfico.
3. Palavras Chave ainda serão o núcleo da pesquisa

O mundo da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) continuará a ser moldado pela maneira como as pessoas pesquisam na Internet. Embora pareça algo simples, está enraizado em algo complicado: semântica.
Semântica é o estudo das palavras, suas relações e o que elas significam em contextos específicos. Relacionar isso a algo familiar para nós, quando o algoritmo do Google pega sua consulta de pesquisa e a corresponde a resultados muito próximos à intenção da consulta, isso é semântica em ação. Uma pesquisa incompleta, gramaticalmente incorreta e até mesmo aparentemente aleatória pode levar exatamente ao que você está procurando.
As pesquisas semânticas continuarão sendo uma parte importante do SEO e da experiência do usuário (UX). No entanto, o impacto da semântica será sentido mais na assistência de voz. Por sua natureza, os assistentes de voz são projetados para ouvir e responder a perguntas ou comandos falados em linguagem coloquial. Google Now, Alexa, Siri e outros programas de assistência por voz dependem fortemente de pesquisas semânticas.
Os profissionais de marketing digital agora precisam atualizar ou integrar pesquisas por voz em suas estratégias de marketing de conteúdo para permanecer relevantes e construir sua marca a longo prazo.
4. Ascensão do marketing integrado de IA

A inteligência artificial é provavelmente a inovação mais surpreendente a ser integrada às plataformas de marketing digital. Sua capacidade de coletar e analisar dados de uma ampla gama de canais torna a IA uma ferramenta inestimável para qualquer profissional de marketing digital.
A IA pode usar dados para avaliar o comportamento do cliente e os padrões de pesquisa que ajudam os profissionais de marketing a entender as preferências de seu público. A IA pode ser usada para identificação do influenciador (a IA assiste e avalia inúmeros vídeos do influenciador) e marketing baseado em desempenho.
A IA preditiva permite que você pague por conversas e produção de influenciadores de vendas. Nesse modelo, o retorno do investimento está praticamente garantido.
5. Os usuários esperam experiências personalizadas

De acordo com um estudo da consultoria Accenture, 91% dos consumidores tendem a consumir marcas que ofereçam ofertas e recomendações relevantes para eles. Para prosperar no mercado hipercompetitivo de hoje, as marcas precisam se manter focadas em fornecer conteúdo e experiências personalizadas para seus clientes.
Ao fazer isso, as marcas têm uma chance melhor de fazer os clientes se sentirem notados, de ter interações autênticas e de convencê-los a converter. A personalização pode ser feita das seguintes maneiras:
- Oferecendo aos visitantes do site pela primeira vez uma oferta exclusiva
- Fornecimento de recomendações de compra personalizadas
- Proporcionando facilidade de acesso no site
Exemplos populares de segmentação personalizada vêm da Amazon e de sites de streaming de vídeo como o Netflix. Seus sites e aplicativos fornecem sugestões e conteúdo personalizado.
6. O conteúdo audiovisual irá explodir

Quando as pessoas eram forçadas a ficar em casa ou abrigar-se no local, o conteúdo audiovisual, como anúncios em vídeo e transmissões ao vivo, aumentava. Os profissionais de marketing digital estão tentando tirar proveito dessa explosão de conteúdo de várias maneiras:
Marketing de vídeo
Noventa e três por cento (93%) dos profissionais de marketing dizem que o vídeo é uma parte significativa de sua estratégia. Destes, (84%) dizem que os vídeos os ajudaram a gerar leads.
Conteúdo efêmero
Esse tipo de conteúdo visual fica acessível apenas por 24 horas, criando urgência para visualizá-lo. O conteúdo efêmero é popular em redes sociais como Facebook (My Day), Instagram (Stories) e Snapchat (Snaps). Tirar proveito desse método de marketing permite o engajamento imediato do cliente, o que ajudará sua marca a alcançar públicos mais rapidamente e construir a confiança do consumidor.
Transmissão ao vivo
Tornou-se uma das formas mais envolventes de entretenimento online. A plataforma de transmissão ao vivo Twitch, viu 7 bilhões de horas de conteúdo assistido apenas em novembro de 2020. É por isso que se tornou uma boa maneira de os profissionais de marketing exibirem suas marcas por meio de anúncios e parcerias com influenciadores.
7. Conteúdo gerado pelo usuário é o mais importante

O Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é o que os clientes criam sem interferência direta de uma marca ou empresa. Ele vem em vários formatos, como:
- Resenhas escritas e publicações especiais
- Conteúdo de vídeo com resenhas, primeiras impressões
- Conteúdo como Stories, Snaps e TikTok videos
- Avaliações escritas ou postadas em plataformas como Trip Advisor e Yelp
Com o surgimento do marketing influenciador, o conteúdo se tornou uma das formas mais autênticas de marketing boca a boca virtual. É uma forma eficaz de tornar as marcas mais identificáveis e acessíveis ao seu público.
8. De influenciadores de celebridades a microinfluenciadores

Alguns rumores sobre a queda do segmento foram logo combatidos ao se saber a expectativa de crescimento de US $ 9,7 bilhões em 2020 para US $ 15 bilhões até o final de 2021 , e US $ 20 bilhões até o final de 2022.
Muitas empresas estão deixando a publicidade tradicional para se associar a influenciadores para divulgar seus produtos e serviços. Isso é notícia velha. A novidade é que seus profissionais de marketing estão começando a se afastar de influenciadores de celebridades para microinfluenciadores.
Microinfluenciadores podem não ter o volume de seguidores de celebridades, mas têm os mais leais. Esses influenciadores menores têm um nicho específico, permitindo que as marcas alcancem públicos interessados em seus produtos com facilidade.
9. Envolvendo a Geração Z: 4 etapas principais

Esperava-se que a Geração Z respondesse por 40% dos consumidores globais em 2020. Ela tem aproximadamente US $ 150 bilhões em poder de compra apenas nos Estados Unidos. Capturar ativamente a atenção da Geração Z pode ser benéfico, mas tem seus desafios.
- O atendimento a esta categoria de consumidor envolve:
- Aproveitando a mídia social;
- Criação de conteúdo de vídeo;
- Ganhar a fidelidade do cliente por meio de transparência e autenticidade;
- Trabalhando com influenciadores.
10. Fogueiras digitais como locais de marketing

A pandemia pode ter complicado o desenvolvimento de hardware e software, mas aumentou o envolvimento do usuário de videogames.
Os videogames estimularam a criação de centros online – chamados de fogueiras digitais – onde enormes comunidades de jogadores e fãs de esportes eletrônicos se reúnem para jogar ou interagir uns com os outros. As fogueiras digitais estão se tornando um local para as marcas atingirem seu público-alvo que aproveitam a oportunidade fazem pré-lançamentos de novos produtos, de fato ditam a direção do segmento.
Por exemplo, o desenvolvedor Fortnite Epic Games fez parceria com artistas durante a pandemia para realizar shows dentro do jogo. A Epic também estreou trailers de filmes na Fortnite.