Como alavancar a sua empresa com marketing digital

Primeiramente vale lembrar que não há uma fórmula pronta, o que funciona na padaria do seu Manoel talvez não funcione na sua empresa e vice-versa. Muitos especialistas no assunto definem marketing digital como ações de comunicação estratégica que são adotadas no meio digital como forma de propagação e comercialização de produtos a fim de conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

O marketing digital possui grande diversidade, sendo suas várias estratégias e técnicas pontuais seu principal diferencial, por isso ele é dividido em  alguns pilares que destacam-se pelos resultados positivos que trazem para as empresas que as aplicam. Neste texto vamos abordar os três mais indicados para empresas que estão começando a investir em marketing digital,  sendo elas:

Marketing de conteúdo

O princípio do marketing de conteúdo é fazer que as pessoas considerem sua empresa referência no seu segmento e, posteriormente, tornem-se clientes. Assim, todo conteúdo que for elaborado com questões relacionadas ao seu mercado, seja ele feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente, é considerado marketing de conteúdo.

Após entender o significado de marketing de conteúdo é preciso compreender a sua importância para o marketing digital. Vamos pensar um pouco, qual foi a última vez que você decidiu comprar um celular novo? Graças à internet, antes de irmos a uma loja física (quando não compramos pela internet) pesquisamos sobre lojas que vendem celulares nas redes sociais ou até mesmo jogamos no Google o celular que pretendemos comprar e instantaneamente somos abordados com informações sobre o modelo escolhido.

Nesse momento o marketing de conteúdo é fundamental para os consumidores encontrarem o seu negócio. Assim, eles vão ver anúncios sobre a sua empresa, seu site, reclamações e elogios, redes sociais, e o mais importante: o conteúdo publicado nesses canais. Seu cliente precisa saber que sua empresa dá valor a ele, o produto é só a etapa final, ele precisa ter a certeza de que será bem assistido em todas as etapas da compra e isso implica dizer que se a sua empresa desenvolve um trabalho de marketing de conteúdo, você já sai na frente na hora de tomada de decisão do seu cliente.

Redes Sociais

As redes sociais têm se mostrado um lugar perfeito para aquelas empresas que desejam encurtar laços com os seus clientes e investir em uma estratégia de marketing digital assertiva, afinal, todos nós estamos conectados. O Facebook, por exemplo, tem mais de 2 bilhões de usuários, e a probabilidade da sua empresa encontrar potenciais clientes é muito alta.  

Para elaborar uma boa estratégia nas redes sociais o primeiro passo é estabelecer a sua persona, ou seja, quem é o público que você deseja que siga a sua marca e acompanhe as suas publicações, isso facilita na hora de encontrar uma linguagem, conteúdo atrativo e transformá-los em possível clientes.

Definir as redes sociais em que a sua marca irá atuar é de extrema importância para alcançar o público certo. Após ter feito isso é preciso divulgar conteúdos de qualidade, assim é possível atrair visitantes para suas outras plataformas, sejam elas um blog ou para landing pages (página por onde o visitante chega ao seu site) de ofertas específicas.

E-mail Marketing

É considerado e-mail marketing o envio direto de uma mensagem comercial a um grupo de pessoas através de e-mail. Geralmente essa prática é utilizada para enviar promoções, adquirir negócios, ou para divulgação de marca (branding). A melhor maneira de selecionar as pessoas que irão receber os e-mails marketing da sua empresa é através de uma lista construída de potenciais clientes.

O e-mail marketing é considerado uma das formas mais baratas de se produzir marketing digital, além de ser um caminho rápido e eficiente para se comunicar com o público da sua empresa, esse sucesso está diretamente relacionado à linguagem utilizada e ao apelo visual aplicado. Outra coisa que chama muita atenção nessa estratégia é a facilidade de mensuração de métricas e a possibilidade de desenvolver uma estratégia assertiva para adquirir novos clientes.

As estratégias de marketing digital citadas neste texto funcionam melhor sendo utilizadas em conjunto, assim a sua empresa pode atrair um público interessado em seus produtos ou serviços. Se você deseja entender mais sobre esse assunto o Sebrae possui um curso gratuito sobre marketing digital para empreendedores.

Fonte: Sebrae

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